

Barrados na Fronteira
Após algum sofrimento pilotando no Istmo da Caréia, como a Cris disse , Istmo da Caréia nada , isso é casa do Cara….. finalmente chegamos a Fronteira.
Parecia ir tudo bem e estávamos felizes por voltar a civilização e principalmente porque agora a moto voltava a ser coberta pelo seguro que havíamos feito e que não era válido na Rússia, de repente o guardinha começou a entrar e sair de uma sala, com os documentos da moto na mão, e voltou dizendo que estávamos irregulares, pois eu havia saído da União Europeia com uma moto alugada, sem o seguro e eles queriam barrar minha entrada, então ligaram para a agência em Berlin e solicitaram a opinião do proprietário, que nos permitiu continuar a viagem, pais sério é outra coisa.

Helsinki
Helsinki é uma cidade pequena comparada as capitais do Ocidente, tem apenas 600 mil habitantes e pode ser visitada facilmente a pé, fica situada na costa do golfo da Finlândia , e tem um dos maiores IDH do mundo, a cidade não fica restrita ao continente , e existem habitantes em várias ilhas que circundam Helsinki, em uma delas, Suomenlinna fica o maior zoológico da Finlândia.

Museu Nacional da Finlândia
O Museu Nacional da Finlândia fica bem no centro da cidade ,e tem uma coleção incrível de mapas como este da América do Sul , só que anterior ao ano de 1500. Vi um destes também no Vaticano, mas devem ser falsos , pois todos sabemos que o Brasil foi descoberto em 1500.Ou não ?

Visão Medieval da Santa Ceia , algo diferente ?
Visão interessante da santa ceia onde um dos apóstolos é pequeno , pode ser uma mulher e está sentado no colo de Jesus, pintura de 1400.

Um dia eu vou ter uma dessas
Imperdível , Armos Anderson Art Museu, Fortaleza Suomenlinna , Mannerheiim Museu , Catedral de Helsink, Museu Nacional da Finlandia,Catedral Uspenski, finnish Nacional Gallery.

Helsinki para Estocolmo

Ferry para Estocolmo
Abordo do Viking Line , saímos de Helsinki rumo a Estocolmo na Suécia , a moto vai no compartimento de cargas juntamente com carretas carros , Motorhomes, e nos em um dos 9 Deck’s com Bar , Cinema Jogos, a cabine tem cama de casal com Banheiro, a viagem dura em torno de 18 Horas, é ótimo para descansar da moto.

Carregando a Moto no Ferry
A moto vai Amarrada no porão junto com caminhoes e carros

Bafômetro
Tomamos várias cervejas assistindo um Show ao vivo de voz e violão. No dia seguinte a ressaca era brava, nunca tomo café mas naquele dia estava meio frio e achei que me ajudaria a curar um pouco da Hangover, então tomei um café expresso, e fomos para o porão pegar a moto, todos devem estar nos veículos quando as portas do cargueiro se abrem , para não atrasar a saída de ninguém, mal saímos do porto, e tive a desagradável experiência de ser abordado pela policia que me solicitou que assoprasse o bafômetro, fiquei apavorado , e pesei , agora estou preso , ontem mesmo tomei todas as cervejas do barco e agora vou ser pego no bafômetro em Estocolmo, mas a saída era assoprar, tentei disfarçar soprando pouco , e devagar , mas tive que fazer de novo, por sorte o guarda me mandou seguir , e eu fiquei sem saber , se foi o café ou o pouco tempo de sono eliminou o Álcool do meu sangue. Sorte

Estocolmo
Ontem meu filho mais velho me perguntou , qual era a cidade meis bonita que eu conhecia, nunca tinha pensado nisso, mas pensei e a resposta foi rápida e certa, Estocolmo na Suécia.

Vasa - Nunca navegou está Intacto.
Vasa , foi um navio de guerra Sueco do século 17 , o mais potente daquela época com 3 mastros que se elevavam a mais de 50 metros , e com 60 canhões, e tripulação de 400 pessoas, afundado quando deixava o porto pela primeira vez, depois de 333 anos embaixo da água, mergulhadores cavaram por baixo dele , içaram o barco trouxeram para a margem e construíram um museu em volta do navio, o vasamusset, Vasa é o navio mais conservado do mundo, por ficar submerso longe da ação do tempo e que inspirou os filmes de piratas modernos. o Museu tem 5 andares que ceicundam o navio do casco até o convés.

Estocolmo
O AF Chapman é um hostel instalado no navio Skeppsholmen,no centro de Estocolmo.

Por do Sol
Um dos por do sol mais lindos do mundo.

Estocolmo
Passeio a pé.

Ice Bar
No centro da cidade fica o Ice Bar, o primeiro bar de gelo permanente do mundo , fica no Ice Hotel e tudo é feito de gelo e conservado a O graus célsius , as mesas as cadeiras os copos , em fim tudo de gelo. Ice Bar

Divisa Suécia - Noruega
Partimos bem cedo para percorrer os 530 Km que separam Estocolmo , da Moderna Liberal Oslo , na Noruega, a estrada é perfeita e cheia de avisos para ter cuidado com os Alces, não vimos nenhum, mas gostaria de ter visto, chegamos em Oslo por volta das 15:00 e tomamos um baile para estacionar a moto , lá a maioria dos carros ficam na rua , alguns sendo recarregados por tomadas elétricas, então depois de muito custo encontrei im parking que guardou a moto com um custo exorbitante , mas estava segura.

Do Peru a Oceania numa Balsa Kon-Tiki
Em 1947 , tentando provar que a Oceania havia sido colonizada pelos Sul Americanos e não ao contrário como nos conta a história, Thor Heyerdahl construiu uma balsa de troncos com uma vela , simulando as que existiam na América no período pré-colombiano, e a batizou de Kon-Tiki, em homenagem ao Deus inca Vira cocha, a balsa possuía alguma tecnologia como , rádios , mapas e sextantes , mas o único propulsor era o vento, lançou-se ao mar no Peru cumpriu a jornada chegando a Polinésia apos 101 dias e 6900 Km , e eu me achando com uma motinho entre as pernas. A balsa está exposta no Kontik Museu em Oslo,

Museu Viking Oslo - Noruega
Na Ilha de Bygdoy o museu Viking abriga , vários barcos, o Barco de Oseberg, o mais impressionante, descoberto em uma escavação em 1904, pelo professor Gustafson hoje exposto naquele museu.

Vai Valerenga - Barcelon 5 x 0 Valerenga
Depois de um dia de museus e passeios , estávamos no Hard Rock Café , pra variar tomando uma cerveja , quando se aproximou um garçom bem simpático , como geralmente são naqueles bares , e puxou assunto , perguntando de onde eramos , e etc. Quando falamos que éramos do Brasil ele perguntou se iriamos ao jogo ? Qual Jogo ? Barcelona e Valerenga ! Hoje ! pagamos a conta e saímos a toda em direção ao estádio para ver se achávamos um cambista , para vender os ingressos, e por incrível que pareça achamos um , Benditos cambistas , sem eles não poderíamos assistir ao jogo de aniversario do todo poderoso Valerenga , time da segunda divisão da Noruega , contra o Barcelona de Messi e Neimar recém contratado. Aniversario do valerenda e 5 a 0 como presente ,

Fiordes - Noruega
470 Km separam Oslo de Bergen, no Mar do Norte , através dos famosos Fiordes Noruegueses, era um dos dias mais esperados da nossa viagem , então acordamos as 5 horas da manhã para pilotar margeando aquela maravilha da natureza, a estrada se elevava até mil metros de altitude, onde ficava muito frio e depois voltava para o nível do mar , sempre com água em um lado da estrada, e montanha do outro lado, por vezes a estrada terminava e era necessário aguardar uma balsa, que fazia a travessia do fiorde para o outro lado, onde a estrada continuava, por vezes eram tuneis intermináveis que rasgavam a montanha e nos levavam para outra paisagem deslumbrante, um dos lugares mais lindos do mundo para pilotar uma motocicleta.

Muitas Balsas Muitos Tuneis - Noruega
Com certeza na saída do túnel outra paisagem deslumbrante.

Fiordes

Fiordes

Rumo a Bergen - Noruega
Indesctritível

Bergen 1000 anos de historia
Bergen Abriga 250 mil habitantes, é cercada por 7 montanhas, fica na costa do mar do norte e é um importante centro cultural , e comercial , muito antigo remontando a era dos Vikings, foi fundada 1070 e foi capital da Noruega, hoje é patrimônio cultural da Humanidade pela Unesco.

Bergen

De Oslo - Noruega para Hirtshals - Dinamarca
A Bordo do Fiorden Line, saímos de Bergen em direção a Hirtshals, na Dinamarca , O Ferry partiu as 11:00 Hs da manha e aportou as 8:00 do outro dia, de onde pilotamos até Copenhagen.

FiordenLine - Bergen to Dinamarca

Big Bridge
Travessia sobre a Big Bridge

Copenhagen
Depois de pilotar 350 Km chegamos a Copenhagen, capital da Dinamarca, com 1.200.000 habitantes, me parece todos jovens e cada um com uma bicicleta, foi impressionante vivenciar a jovialidade daquela cidade, matizada com musica, dança , museus , arquitetura, e principalmente desprendimento, as pessoas parecem não ligar para bens materiais e estão totalmente confortáveis com a diversidade étnica , e social , acho que se assemelha muito a Amsterdam , e gostaria que todas as cidades do mundo fossem como Copenhagen.

Comunidade Autonoma de Cristiania
Christiania, também conhecida como Cidade Livre de Christiania é uma comunidade independente e autogestionada localizada na cidade de Copenhagen com cerca de 850 habitantes, cobrindo uma área de 34 hectares, no bairro de Christianshavn na capital dinamarquesa Copenhague.
As Autoridades publicas consideram Christiania como uma grande comuna, uma área de um status único na medida em que é regulada por uma lei especial, a Lei de Christiania, a lei de 1989, que transfere partes da supervisão da área do município de Copenhague para o estado. Christiania tem sido uma fonte de controvérsia desde sua criação, numa área militar em 1971. O comércio de cannabis e outras drogas foi tolerado pelas autoridades até 2004. A antiga área recém abandonada de bases militares , localizada nas proximidades deChristianshavn, um subúrbio da capital dinamarquesa, foi ocupada em 1971 por alguns milhares de hippies, anarquistas, artistas e músicos, como uma forma de protesto ao governo da Dinamarca.
Naquela época, muitas pessoas provenientes de diversas grandes cidades dinamarquesas sentiam-se traídas pelo governo, acreditando haver certo descaso quanto ao sistema habitacional por parte dos políticos e seus representantes. Os primeiros ocupantes da área que mais tarde viria a ser nomeada de Christiania tinham como ideal comum a rejeição a certos valores morais e convenções sociais e, principalmente, aosideais capitalistas que assolaram aEuropa no contexto pós-guerra. Os habitantes de Christiania também queriam um espaço verde e aberto, para que pudessem criar seus filhos longe do crescente tumulto de Copenhagen.
O espírito da comunidade de Christiania foi logo permeado porvalores anarquistase dos hipies, num contraste com a idéia original de ocupar a área como um mecanismo de defesa e refúgio.
Tentativas judicialmente legais feitas por órgãos estatais para a retirada dos habitantes de Christiania (tidos como "indesejáveis perturbadores da paz e da ordem" pelos outros moradores de Christianshavn e Copenhaga) fracassaram devido ao enorme número de pessoas e à enormidade da área ocupada. Seus moradores passaram então a tratar Christiania como uma „Experiência Social“, até que o uso e o destino das terras fosse finalmente decidido. Em contrapartida, os ocupantes consentiram em arcar com as despesas de água e energia eléctrica.
Os actuais moradores de Christiania referem-se a si próprios como moradores de uma cidade livre, administrativamente independentes das autoridades nacionais. Moradores ainda mais formais tratam Christiania como umacomunidade autonoma.
Christiania oferece uma infinidade de atrações artísticas e intensa vida cultural. A arquitetura individualista e pitoresca, bem como a planta da comunidade são as expressões e marcas de um estilo de vida alternativo lá representado. Todos os tipos de serviços passaram a ser introduzidos e oferecidos à população ao longo dos anos: desde a recolha de lixo e limpeza das ruas, até serviços de correio e escola. Não há contratos de aluguéis nem propriedades de imóveis, de modo que cada um mantém uma relação muito pessoal com a casa a qual habita. A solução de conflitos e problemas comunitários é feita democraticamente e baseada em consenso geral, de modo que cada indivíduo possui responsabilidade na manutenção da ordem no âmbito da comunidade. Não existe polícia, portanto reuniões e encontros de caráter diverso são organizados com o objectivo de se tomar decisões em favor da comunidade e de se propor intervenções quando se fizer necessário, podendo um membro receber como „Penalidade Máxima“ a exclusão permanente da comunidade. Não obstante, parte dos habitantes não pertencem integralmente à comunidade, e muitos trabalham inclusive além das fronteiras de Christiania, pagando impostos regularmente ao governo dinamarquês – e, ao mesmo tempo, parte à administração da cidade livre.
Carros e as chamadas "drogas pesadas" tiveram que ser proibidos em Christiania, devido ao cerco e difamação inferidos pelo governo dinamarquês. Já o consumo de drogas tidas como "leves" passou a ser tolerado dentro dos limites da comunidade há cerca de trinta anos pelo governo dinamarquês. Fonte Eu e Winkpedia, dificil de escrever sozinho sobre este lugar inexplicável, quase apanhei por ter batido uma foto ,

Copenhagen
Imperdível , Jardins de Tivoli , Pequena Sereia, Castelo Rosemborg, Museu Nacional , Christiania , mas principalmente ficar sentado em algum lugar observando o habito das pessoas.

Alemanha pelo mundo
O Cara estava rodando a Europa de Moto, sozinho , fiquei com uma inveja boa dele por morar lá e estar tão perto daquelas belezas da Escandinávia.

Portão de Brandemburgo
Completamos a volta com 7500 Km percorridos em 25 dias, espetaculares, o melhor lugar para finalizar esta viagem era no Portão de Brandemburgo , no centro de Berlin, local icônico pela historia e símbolo eterno da viagem daquele ano. Moto , Estrada e Historias para contar.