
kjlaslkjalksaasalkjsa
Perdi a conta de quantos procedimentos de aduana já sofremos , isso mesmo a palavra correta é sofremos.
A situação sempre é tensa e dificultada pela língua diferente e aspectos culturais, mas para mim o mais estressante é saber que, mesmo sem motivo, o oficial da aduana pode acabar com sua viajem, um dos motivos é a ausência do certificado internacional de vacinação.
Este documento é emitido pela ANVISA e deve ser retirado nos principais aeroportos internacionais mediante um cadastro feito pela internet, e a apresentação da carteira de vacinação que comprova as vacinas tomadas.
A normativa internacional e quais países exigem quais vacinas esta neste link abaixo
http;//who.int/ith_county_list.pdf
Em resumo , quase todos os países podem exigir , a vacina da Febre Amarela seguida pela Malária , alguns países pode pedir Hepatite A e B , Tétano, Difteria, Febre Tifoide e agora H1N1.
Na duvida tome todas, não por exigência legal, mas para sua saúde física e carregue consigo os documentos comprovando. Verifique a carência das vacinas e período para toma-las , por exemplo, quando tomamos a vacina da Febre Amarela, não podemos tomar nenhuma outra vacina no período de 15 dias e “não podemos” viajar 30 dias antes de ter tomado esta vacina.
É raro solicitarem mas se não tiver o documento eles podem impedir sua entrada no país.