
As luvas são equipamentos com obrigação de garantir ao motociclista tanto segurança e conforto, quanto, proteção contra variações climáticas, porém , conseguir proteção contra de sol, calor, frio, chuva , vento , e algum inseto incauto, não seria tarefa tão simples assim, e me parece que os fabricantes, as vezes estão muito mais preocupados com o design das luvas do que com sua funcionalidade e conforto, tão exigidos em longas viagens.
Existem quatro características, que ao meu ver , são desejáveis em um par de luvas : proteção , não restrição de movimentos , tato , e conforto térmico.
As luvas de couro são medianas no quesito segurança , porem , no que se refere a destreza e tato são praticamente imbatíveis, entretanto em casos de variação extrema de temperatura, esfriam muito quando é frio , esquentam muito quando é quente, e se chover geralmente encharcam.
Luvas de Poliéster- ótima resistência a impacto e abrasão, porem , as piores em relação a destreza , tato e também a conforto térmico.
Luvas meio dedo – Como o nome já diz , em caso de queda , você pode ficar com metade dos dedos , porem muito confortável, em dias quentes e sem sol.
Luvas Segunda Pele- aumentando o conforto , proporcionalmente, diminuímos a proteção, estas luvas praticamente não funcionam no que se referem a segurança porem, protegem contra o sol, secam muito rápido em caso de chuva, e são as melhores no que se refere a tato e destreza.
Luva Dry Impermeável – Certamente não testei todas as marcas de luvas, mas me arrisco dizer que não existem luvas totalmente impermeáveis, elas são geralmente feitas de Cordura, e tem ótima resistência a água e muito boas também em segurança e conforto térmico, protegem bem em baixas temperaturas, porem são medianas em relação a tato e destreza.
Ha também as que combinam vários tipos de materiais como , fibra de carbono , silicone , neoprane , cordura entre outras, dizem que o Darth Vader comprou as dele em uma loja de equipamentos de moto.
Luvas de Nylon com forro – Protege bem quando em temperaturas muito frias, e pela quantidade de material utilizado, acaba também atendendo à segurança, quanto ao quesito tato e mobilidade funcionam muito mal, exigindo mais do piloto, estas são obviamente a melhor opção em caso de temperaturas baixas ou negativas, outro inconveniente nestas luvas é o bloqueio da transpiração, a mão fica úmida e esfria rapidamente , e não é uma tarefa fácil secar uma luva destas , somado a isso locais frios geralmente tem muita umidade no ar, então podem congelar, mesmo com toda a proteção. dá pra secar usando o secador de cabelo do hotel , mas veja se tem extintor por perto.
Não vou defender aqui certo ou errado ou qual a melhor luva , pois penso que ainda não as inventaram.
É possível prever com antecedência o tipo de clima que iremos enfrentar, então levar duas ou três luvas não ocupa espaço e pode garantir conforto e segurança , geralmente levo comigo, um par de luvas segunda pele, que são fáceis de retirar e manusear maquinas fotográficas, GPS, os comandos da moto, e em caso de chuva seca muito rápido, pois troca calor e umidade com o ar, e é perfeita para contato com a manete, devo dizer que é a minha preferida. É só não cair! Em casos de temperatura realmente muito frias , levo um par de luvas de tecido forradas internamente com lã , que não são especificas para moto e sim para frio extremo, são mais confortáveis mais quentes e expelem o suor mais rápido que as de Nylon.
Uma dica simples que funciona em casos de chuva esporádica e frio, é o uso de luvas cirúrgicas, dá pra calçar por cima da outra luva, impedindo que as outras molhem e ajudam muito a conservar o calor, são descartáveis e em caso de manutenção da moto, evitam a sujeira das mão, e por consequência das manetes e das próprias roupas.