

O Rock não nasceu em um dia em particular por esta ou aquela pessoa , foi criado pouco a pouco, forjado por uma mistura de emoções essenciais de muitas pessoas que juntas construíram algo especial.
Andar pela Bourbon Street em New Orleans a noite no coração de Bairro latino , é experimentar o turbilhão cultural daquela cidade, que em 1700 era o segundo maior porto da América atrás somente de Nova York, recebia comercio do mundo inteiro porque liga o Golfo do México com a Foz do rio Mississipi, o mais importante rio da América do Norte, e por consequência o Norte dos EUA até o Canadá, com toda certeza teve influencia na historia da musica porque trazia nos navios sua diversidade étnica e musical , dos negros, espanhóis, franceses e orientais, que buscavam nova vida na América.
Ouça abaixo a musicalidade simples dos escravos naquela época.
Logo no século 19 Nova Orleans já tinha construído seu próprio estilo musical , porque diferentemente de outros lugares os escravos eram autorizados a ter seus próprios tambores e instrumentos musicais construídos de materiais simples e participar dos VooDoo festival , festival de musica que misturavam pobres e ricos negros e brancos esquecendo por alguns momentos sua situação de escravidão através do liberalismo dos senhores franceses, liberdade dança e musica , as bases da musica e da cultura Americana ia sendo construída.
Em 1895 Buddy Bolden começou sua primeira banda para tocar as primeiras notas do Jazz.
Logo a nova musica ia migrando para o norte dos Estados Unidos através dos músicos , muitas vezes negros libertos que não tinham emprego no sul e iam até Chicago para engrossar a revolução industrial americana , bem como migrava para Europa através de Luis Moreau Gottschalk , que misturou a musica negra com a clássica , “La Bamboula Dance Negre “ e também para o caribe com Papa Jack Line , um creoulo descendente de mexicanos que alterou o ritmo criando uma musica chameda “ragged time “ talvez a mãe do Reggae moderno.

Deixamos New Orleans , agora em direção oeste para Oakalley Plantation , 70 quilômetros de distancia , a mais preservada fazenda de colheita de algodão da Luisiana, dava contexto a historia da musica e dos escravos americanos, é uma visita imperdível.
Depois seguimos rumo norte até outra icônica cidade no delta do Mississipi , Nashville ? ainda não, Indianola, terra do Rei do Blues B.B King
E estrada se estende ao longo do rio Mississipi ladeada por várias plantações , a I-55 até chegar a Indianola 450 quilômetros ao norte de New Orleans cidade que viu nascer o Blues , através da inspiração de músicos como Albert King , Litle Arthur Duncan , Henry Sloan and Charley Patton , e claro o mais famoso deles B.B King.
Blues Boy King , nascido em Itta Bena , uma fazenda de algodão próximo a cidade, viveu na mais extrema pobreza , aos 9 anos vivia sozinho, e colhia algodão para o seu sustento, aprendeu a tocar ouvindo as canções gospel nas igrejas protestantes negras da cidade , e ganhava algumas moedas na Second Street onde descobriu que ser musico, era menos dolorido que colher algodão, confirmando o principio da meritocracia e não do classicismo muito difundido nos dias de hoje, em 1947 partiu para Memphis com uma guitarra de 2,50 dólares , sabendo que a capital seria uma ótima oportunidade já que muitos músicos da época estavam indo atrás das modernas emissoras de rádio e novas gravadoras independentes como a Sun Studios de Sam Philips, idealista que não via problema em introduzir aos ricos brancos, os mais variados estilos musicais negros daquela época.
Pilotar pela Beale street , e imaginar que possivelmente BB king , e Elvis andaram por ali, talvez até fossem conhecidos antes da fama, nunca saberemos, imaginem um negro com uma guitarra de 2,5 dólares andando pelas ruas da cidade procurando mostrar seu talento , competindo com Django Reinhardt , Blind Jeferson, T Bone Walker ? Este era o sentimento que tomava conta de mim naquele dia.
Finalmente B.B King foi aceito na KWEM emissora de radio para uma única apresentação.
Foi o encontro entre o talento a sorte , e o destino , a da emissora audiência aumentou , o programa se tornou fixo, e uma empresa de tônicos resolveu patrocinar o gênio do Blues , Beale Blues Boy , depois Blues Boy King e depois B.B. King.
Agora era para a moto no BB King’s Blues Bar para tomar uma, e ser presenteado com o show de Natal de Preston Shannon, um dos maiores ícones do Blues moderno , esse ai da foto. Também motociclista , com problemas sérios de tempo livre para pilotar, mas nenhum para tocar sua Lucile presente do Rei B.B.

O grande encontro que provocou o "nascimento" do Rock , e a Incrível coincidência entre eventos, momentos, talentos !
Eu estava ali onde tudo aconteceu , em 1954 o ano em que a musica mudou pra sempre, minha moto parada na porta e eu tentando imaginar alguns eventos que culminaram no nascimento do Rock and Roll.
-
Naqueles dias o Pai do Rock Arthur Crudup , estava em WGST uma emissora de Atlanta na Georgia tinha 49 anos, isso mesmo , Arthur Crudup , ao contrario do que muitos pensam, é o pai do Rock, gravou a famosa “That all right Mama” em 1946 , regravada por Elvis somente em 1954 oito anos depois, naqueles dias e disse em suas memoria , que tinha feito todas as pessoas ricas enquanto ele esta depois de tanto trabalho , pobre! O próprio Elvis disse em entrevista que se tivesse algum talento , gostaria se ser igual a Arthur Crudup.
-
Elvis naqueles dias pagou 3,98 dólares para gravar duas musicas, durante uma gravação rotineira no estúdio da gravadora Sun, na noite de 5 de Julho de 1954, Presley, Moore, e Black estavam fazendo uma pausa entre as gravações quando Elvis começou a brincar com uma versão ritmada da música de Arthur Crudup, “That’s All Right, Mama”. Black se juntou com Presley em seu contra-baixo, e logo Moore se juntou na guitarra. O produtor Sam Phillips, surpreendido pelo repentino ambiente otimista, pediu aos três para começarem de novo, para ele poder gravar . A gravação não contém bateria nem nenhum outro instrumento. A canção foi produzida no estilo de uma gravação “ao vivo” (todas as partes tocadas de uma vez e gravado em uma única faixa. Na noite seguinte, o trio gravou “Blue Moon of Kentucky” em um estilo similar, e foi selecionado como o lado B de “That’s All Right”. Sam Philips ,

A partir dai o mundo da musica nunca mais serio o mesmo.
O resto do dia foi para visitar Graceland casa de Elvis Presley de 1957 a 1977 , hoje abriga um museu , com visitação restrita a parte superior da casa onde se encontram o quarto e o banheiro onde o Rei do Rock faleceu em 1977 , Diz a lenda que ele mesmo comprou sua liberdade do mundo do show buzines , e não morreu , pelo menos para fãs como eu.

O RCA Studio B , é o ponto alto da visita , ficar de olhos fechados dentro do estúdio onde foram gravadas varias musicas de Elvis pós 1960 , tocadas em um piano de cauda original da época , é realmente emocionante
Chicago é a terceira maior cidade dos Estados Unidos , com 3 milhões de habitantes, a vida pacata mesmo sendo um importantíssimo centro econômico, é a quinta cidade do mundo, mais poderosa economicamente segundo a Forbes.
é mundialmente conhecido como um dos mais importantes centros musicais dos EUA , A grande migração dos negros subindo pelo Mississipi , trouxeram para a cidade o Jazz o Blues , que logo foram adaptadas aos estilos locais , Chicago Blues , e Dixeland Jazz , construindo as bases para a Soul Music, com influencia da Black Gospel Music , apos a grande depressão em 1929 , muitos músicos se aglomeravam nas avenidas movimentadas da cidade tocando em troca de alguns trocados , produzindo um terreno fértil para criatividade musical, Chicago
E imperdível visitar o House of Blues, e também a Doble Door, de preferencia na sexta feira, quando não é muito comum a presença de turista, e varias bandas experimentais tocam lá uma após as outras da 18:00 até as 2:00 da manhã, Lloyd Cole e Joe Shanahan, fizeram sua estreia neste bar, que já recebeu a visita de famosos como Rolling Stones, e The Kilers, obviamente sem avisar.
