top of page

Ligando o GPS na Bateria

Saímos do Brasil via Guarulhos rumo a Frankfurt, com destino a maravilhosa Berlin, a qual tive a oportunidade de visitar por duas vezes anteriormente, nos hospedamos em um hotel perto de Alexander Platz, e fomos de taxi buscar a nossa Honda GL Gold Wing com 1800 cilindradas. A moto já tem vários itens de conforto , inclusive GPS , mas tenho por habito utilizar o meu próprio equipamento já com todos os way points , e rotas pré-determinadas para maximizar a viagem , aproveitamos é claro para dar uma volta na cidade com aquela maquina incrível. 

Checkpoit Charlie - Primeiro de Tanque Agora de Moto

Após o término da segunda guerra, a Alemanha foi dividida entre Alemanha Ocidental e Oriental com apenas 3 pontos de fronteira entre os países os Checkpoit’s Alpha , Bravo e Charlie ou A, B, e C , o Checkpoint Charllie,  ficou famoso, pois ali, quase teve inicio a terceira guerra mundial , com o confrontamento entre dois tanques, um Americano e outro da antiga União Soviética. Passar por ali de moto , e imaginar o que ocorreu naquela época foi muito interessante.

Sony Center - Postdamer Platz

Passeio e Almoço no Sony Center, próximo a Postdamer Platz, é um centro mundial de experimentação  e tecnologia, também abriga cinemas e lojas de tecnologia, a vários anos atrás assistimos ali, o primeiro filme 3 D , com tecnologia I Max , hoje é impressionante , embora comum , mas imagina naquela época. 

Feira de Antiguidades - Medalhas das Guerras Mundiais

No final do dia passeando perto da catedral Ortodoxa , encontrei uma feirinha de antiguidades, onde tive a oportunidade de comprar duas cruzes de ferro do exercito alemão, uma da primeira guerra e outra da segunda guerra mundial. O preço , nem devo comentar mas em muito pouco tempo medalhas como esta não existirão mais. 

Alcool ao volante - The Minsk

A Alemanha possui 12000 cervejarias , e como eu não podia visitar todas , amante da cerveja que sou, tirei um dia para degustar algumas, então, visitei o Bar Minsk, que também serve uma comida muito boa.

 

Descobri que a Alemanha trata o assunto, consumo de Álcool ao volante de forma diferente .  Eu estava em um hotel onde era servido no café da manha uma jarra imensa de cerveja, e vi que as pessoas bebiam ao invés do café,  perguntei a um casal da mesa ao lado se, na Alemanha haviam leis contra o consumo de álcool antes de dirigir, a resposta foi “Eu não sei , mas acredito que não !!!!  “.

O Governo esta tentando proibir menores de 25 anos de idade de dirigir após ter bebido, mas não atingiu a maioria na câmara. No Brasil ao invés do “se beber não dirija “, que tal educar as crianças e duplicar todas as pistas como nos EUA e Alemanha , lá os índices de acidente por consumo de álcool é bem baixo, porque as pessoas sabem seus limites , tem consciência civil avançada , respeitam as pessoas , e as estradas são projetadas para não ocorrerem acidentes. Nunca bebo antes de pilotar , mas se quisesse poderia ter bebido.

Autobahn - 230 Km/h

O sistema de Autobanhn , foi inaugurado em 1932 , com o trecho entre Colônia e Bohn, tem 13000 km de extensão, é o quarto mais extenso do mundo superado , em ordem pela China com 96.000 Km , EUA com 75.000 Km e Espanha com 16.000 Km e ao contrário do que muitos pensam são totalmente controlados e vigiados eletronicamente pela policia alemã , o limite de velocidade é de 130 km por hora , diminuindo em áreas urbanas e muda conforme as condições climáticas. Algumas categorias de veículos, quando as condições de via e clima são favoráveis , podem andar a velocidades acima do permitido , sem problemas mas nem por isso não quer dizer que não estão sendo vigiadas. Experimentei as 1800 cilindradas da Gold Wing , por alguns minutos em um trecho favorável , a 230 Km/h, fui ultrapassado por um Porsche , que nem deu pra ver o modelo , senti a adrenalina e também o desconforto de pilotar naquela velocidade e voltei para minha velocidade de cruzeiro, que é de 110 Km/h,  e permite apreciar a paisagem e curtir a viagem de moto.

 

Schloss Moritzburg

Saindo de Berlin rumo a Moritzburg na saxônia, fica o castelo  schloss moritzburg construído em 1542,  inicialmente como um alojamento de caça de um Duque alemão e depois remodelado pelo Rei da Polônia por volta dos anos 1700.

Dresden

Dresden, fica situada as margens do rio Elba, e tem 500 mil habitantes, por ter sido capital do reino da Saxônia até hoje é considerada um distrito urbano, com leis e politica diferentes da própria Alemanha, hoje é um importante centro cultural e turístico com a igreja de Frauenkriche e o Castelo de Drezdane.

Festung Königstein

Rumo oeste , em direção a Praga , na Republica tcheca , o caminho nos leva a pilotar as margens do rio Elba e logo chegamos a “Bastilha Saxônica ,a  Fortaleza Konigstein, com 10 hectares encima de um platô com mais de 200 metros de altura , servia como proteção militar e civil , tem 1800 metros de muralha. Almoçar descansar e seguir viajem.

Divisa Alemanha - Republica Checa

Ainda as margeando o rio Elba , chegamos na fronteira entre a Alemanha e a Republica Checa, que hoje faz parte da União Europeia , facilitando a vida do viajante , sem aduanas ou postos de controle , ainda existem os prédios mas sem a burocracia.

Campo de Concentração de Teresienstadt

Foi construída em 1780 para compor o sistema de fortalezas da Boêmia, e na segunda guerra mundial foi tomada pacificamente pelos nazista, juntamente com a Tchecoslováquia, que se entregou mediante alguns acordos políticos, logo foi utilizada como campo de concentração para políticos, e campo temporário para os judeus rumo a Auschwitz, abrigou também a elite dissidente de Praga no inicio,  e depois, mais de 50 mil judeus ficaram ali para morre de tifo , tuberculose ou ser deportado para outros campos de concentração .

Rotina

A rotina era chegar encontrar um posto de gasolina , encher o tanque limpar a moto , fazer Check-in no hotel, e sair para visitar a cidade onde ficamos por 3 dias.

Praga

Praha fica as margens do Rio Vitava, e é uma das cidades mais belas que já tive a oportunidade de conhecer, cheia de pontes, que antigamente recebiam comerciantes que vinham de todos os cantos da Europa e do oriente.

Imperdivel Visita

Castelo de Praga, a Catedral Gótica, , igreja do Menino Jesus , e o relógio astronômico  mais famoso do mundo o Orloj. Tudo isso regado a muita cerveja , a que eles consideram muito melhor que a Alemã.

Orloj - Relogio Astonômico

O Orloj é composto de três componentes principais: o mostrador astronômico, representando a posição do sol  e da lua no ceu, além de mostrar vários detalhes celestes; a ”Caminhada dos Apóstolos”, um show mecânico representado a cada troca de hora com as figuras dos apostolos e outras esculturas com movimento; e um mostrador- calendario com medalhões representando osmeses ou zodíacos. fonte Winkpedia.

Polônia - Bela Rica e Cobiçada

Saímos de Praga muito cedo, pois teríamos um dia cheio, com visita ao campo de concentração de  Auschwitz – Birkenau e a Fabrica de Oscar Schindler.

Pilotar na Polônia , me fez entender a real motivação dos povos, ao longo do tempo  em conquistar aquela região importantíssima, entre a antiga União Soviética e a Moderna Alemanha, passamos por incontáveis campos de produção agrícola , com terra fértil, plana e muita rica, é o único país que não entrou em recessão em 2008 e tem potencial para ser o maior produtor de alimentos da União Europeia.

Auchvitz - “Arbeit macht frei” – “O Trabalho Liberta “

500 Km desde Praga , até chegar ao icônico Campo de concentração de Auschwitz, o maior símbolo do holocausto, a partir de 1940, foi o maior de concentração nazista circundado por um imenso complexo de outros 45 campos de trabalho e extermínio, construído para abrigar o numero crescente de Judeus e outros povos não arianos. Os primeiros prisioneiros vieram de Sachenshausen , próximo a Berlin , e funcionou como campo de prisioneiros políticos e desenvolvimento de técnicas de extermínio , por fuzilamento , e câmara de gas entre outras. Impressionante a sala onde ficaram expostos , pertences dos judeus deportados , uma coleção incontável de Sapatos , Malas , Escovas de Dentes , e até cabelo humano usado para confecção de escovas pinceis e outros utensílios ,comfesso que  sai daquele lugar bastante deprimido.

Pessoas moram nas dependências de Auschwitz

Hoje o campo de concentração, por incrível que pareça, abriga  além da parte histórica , que tem visitas guiadas , residências nas dependências do antigo campo, então perguntei a um polaco que morava lá , como era possível e o que sentiam morando tão próximo a um local com uma historia tão terrível, a resposta foi “Meus pais moravam aqui naquela época , e foram expulsos de casa , muitos morreram , mas depois que a guerra acabou somente retomamos nossas vidas , quanto ao lugar em si, é como morar em um lugar sagrado, onde habitam para sempre nossos entes queridos e familiares. 

Industria da Morte - Birkenau

“Os aviões passavam sobre nossas cabeças em direção ao inimigo , mas nunca entendemos por que, eles não bombardeavam as câmaras de gás “

A foto reflete a maquina de extermínio montada pelos nazista na segunda guerra mundial, com o intuito de exterminar da face da terra uma raça inteira, o lugar é terrível de ver nos dias de hoje e muito mais terrível é imaginar como era naquela época , ainda existe ali toda a estrutura que funcionava como uma “indústria do mal “, o trem chegava , era identificado no portão, e seguia para uma plataforma de desembarque , mulheres , crianças , e velhos , eram separados para morrer imediatamente nas câmaras de gás , e os homens que podiam trabalhar eram levados aos alojamentos e depois ao trabalho, os bens das famílias eram separados numa área denominada Canada , porque era o lugar mais rico do campo , tudo ainda está lá , deveria ter sido destruído juntamente com os outros campos no final da guerra, mas por decisão da comunidade polaca sobrevivente, ficou como estava e hoje recebe a visita de milhares de pessoas.  

Vagão de transporte de Judeus

Colocar uma pedra encima do tumulo, significa que o mesmo não será esquecido, e que o tumulo esta sendo visitado , cuidado , é um sinal de respeito e consternação, para com o falecido, o costume remonta aos tempos bíblicos quando a tumba era por si só, um monte de pedras, “Do pó viste ao pó retornas “, nos vagões que ainda estão em exposição em Birkenau existem varia pedrinhas colocadas cuidadosamente encima das superfícies , são tantas que não dá pra colocar mais nenhuma , o vagão foi a tumba simbólica de um numero incontável de judeus.

Fabrika de Oskar Schindler - A Lista de Shindler

Final da tarde saímos para mais 200 Km rumo a Warsovia , ou Warszawa, em polonês, chegamos a “Fabrika “ ,local eternizado no filme “A Lista de Schindler “, que conta a historia de Oskar Schindler um industrial alemão nazista que salvou 1200 judeus do holocausto, empregando os, em sua fabrica de utensílios domésticos e munições, a historia real se confunde entre o interesse por mão de obra barata e extremo amos a humanidade, Schindler recebeu a designação de “Justos entre as nações” pelo governo de Israel em 1963, e morreu a 9 de Outubro de 1974. 

Rumo A Warszawa - Warsovia

Mais 200 Km de estrada de Auschwitz até Warszawa.

Warsóvia

É a capital e maior cidade da Polônia , as margens do belo rio Vistula tem 1.600.000 habitantes, visitamos o museu de arte moderna, Museu de Varsóvia , e como ninguém é de ferro tomar umas cervejas , em Old Town, 

Krakovia

Tem 800 mil habitantes, foi capital do pais em tempos remotos , Imperdível por do sol na praça Rynek Glowny, uma das mais antigas praças medievais , rodeados por prédios históricos e igrejas, como a Basilica de Santa Maria. Linda cidade. 

Treblinka

Ao contrario de outros campos de concentração,  Treblinka foi totalmente destruído, apos a guerra , restando no lugar apenas um pequeno museu e vários monumentos erguidos, sinalizando ao turista onde ficavam os prédios , daquele local usado como campo de extermínio, impressionante ver os restos do antigo crematório , que vitrificou o chão, devido ao calor extremo dos fornos.

"The Nazi's Failed I'm Here "Salomon Blank

no museu existe o livro de registro onde li uma fraze muito  marcante deixada por um judeu visitante de 2013 que se chama Salomon Blank “ The Nazi's Failed I’m Here “ , em livre tradução, os nazistas falharam , eu estou aqui, me deixou muito impressionado , com a força e o brio daquele povo , sempre tive admiração, desde minha visita a Israel em 2002. 

De moto é fácil quer ver pedalando !

Chegamos bem cedo o local ainda não estava aberto e fomos os primeiros a visitar o lugar , na saída encontramos um casal de holandeses, que estavam fazendo o mesmo trajeto que o nosso, só que de bicicleta , serviu para , diminuir meu orgulho a respeito da nossa aventura. 8500 Km de Bicicleta.

Please reload

© 2016 oneworldriding

bottom of page