
"Ver o mundo e os perigos que virão, ver por trás dos muros, chegar mais perto, encontrar o outro . Esse é o propósito da vida".AVSWM
Recebi a visita de um grande amigo, médico, condecorado pelo exercito brasileiro, que conheceu vários lugares do mundo e que também, por algum tempo morou no Xingu e como era de se esperar, o assunto central da noite foi “viagens”, então ele me perguntou: - Você já viu o filme A Vida Secreta de Walter Mitt ? "
Vi o filme, e no mês seguinte eu estava embarcando rumo a Reykjavík capital da Islândia.

Vento , Vento Vento
Islândia – Paralelo 66 Norte. Para fazer esta viagem não estudei muito o roteiro, que inicialmente seria somente pelo Reino Unido, porem graças a visita do meu amigo, de última hora a Islândia virou uma opção.
Já no aeroporto em Londres o voo atrasou 7 horas por causa do mau tempo, então cheguei as duas horas da manhã em Keflavik, distante 45 Km de Reykjavík capital da Islândia, na saída do aeroporto, foi realmente assustador , pensava que a cidade seria perto do aeroporto e por falta de planejamento , peguei um taxi até o centro da capital, o céu estava encoberto mas ainda estava claro, pra tentar explicar seria como 5 horas da manhã no inverno do sul do Brasil , bastante apreensivo com o clima , passei a perguntar ao taxista , um senhor de aproximadamente 70 anos , com um inglês muito bom, se o clima era sempre daquele jeito , o taxi balançava pela estrada, a cada rajada de vento , então ele consultou um aparelho , que eu não consegui identificar para que servia, depois entendi que se tratava de uma espécie de GPS só que informava a previsão do tempo para os próximos dias, talvez muito necessário , para moradores da Islândia , o aparelho marcava ventos de 75 Km/hora e temperatura externa de 2 Graus e tempestades para os próximos 2 dias, então comentei que iria fazer uma volta completa pela Ilha de moto, e ele, com um sorriso sarcástico, me perguntou se eu iria esperar o tempo melhorar . disse que não que tinha tempo e que somente tinha 5 Dias, entre preparação e deslocamento, para rodar os aproximados 1500 Km que circundam a ilha, ele balançava a cabeça negativamente, então ele me aconselhou a dar a volta na em sentido anti-horário, pois os vulcões e glaciares me protegeriam um pouco dos ventos que vinham na direção norte sul , e quando eu chegasse no extremo leste, talvez o clima tivesse melhorado no norte da ilha e menos inóspito , também me informou que não haviam muitas cidades na Islândia , mas que isso não seria problema para dormir, porque, no verão, quase todas as fazendas no trajeto, ofereciam o chamado B&B , Breackfast and Bed ( cama e café da manhã ) , faziam isso para completar a renda e auxiliar durante os meses de inverno, e uma grande quantidade de turistas que frequentam a ilha no verão, para ter uma idéia Nova York está a 4200 Km e Roma em outro continente fica somente a 3300 Km de distancia aérea, então a Islandia é um destino para turismo de aventura. Paguei muito caro pelos 45 Km de Taxi, aproximadamente 100 Euros , mas talvez, sem os conselhos do taxista o trajeto poderia não ter sido possivel.

Todos os climas do mundo em dois continentes
Para resumir a Islândia é um lugar onde podem encontrar todo tipo de clima, e isso pode ocorrer em apenas um dia ou até uma tarde, calor infernal 35 graus a frio de -10 graus , chuva , vento. A geografia nos apresenta vulcões, gêiseres , neve , glaciares, existe a divisão placas tectônicas onde América e a Europa se encontram, dá para ficar com um pé em cada uma delas que se movimentam 3 com por ano e tudo isso 66 Graus de Latitude Norte.

Thingvellir National Park
Acordei cedo e fui até a Oficina que também aluga motos, para pegar a minha BMW 650 Sertão, e voltar para o hotel, montar o GPS e bagagens e tentar sair lá pelas 3 da Tarde , aproveitando que nunca fica escuro , o que é muito confortável para viagens de moto , porem no trajeto entre a oficina e o hotel , o vento me arrastava para a contramão , o jeito foi abortar a saída e tentar no outro dia pela manhã .
Incrível no outro dia , sol , 11 Graus , sem vento ! parti rumo ao sul pela IS 01 rumo ao Thingvellir National Park , que hospeda um dos mais antigos parlamentos do mundo.

Gullfos
Gullfos , é uma queda de agua proveniente dos glaciares do norte , que quase foi transformada em uma hidrelétrica para abastecer a Islandia de energia eletrica , devido a consciência ambiental bastante evoluída por se tratar de um pais de primeiro mundo, com IDH altíssimo, eles abortaram o projeto, e desenvolveram uma nova tecnologia para produção de energia, hoje, quase na totalidade, é produzida por termo elétricas movidas pela água quente que está no subsolo , e é muito abundante devido ao terreno vulcânico onde se encontra a ilha , o abastecimento de água quente também vem dali, é canalizada até a cidade , quanto a água fria ? não é preciso comentar.

Strokkur Gêiser
Strokkur Gêiser é o mais famoso do pais e fica a sudoeste e entra em erupção a cada 10 minutos, a água fervente chega a até 40 metros de altura. Naquela hora estava lá um casal de russos , dava pra ver por causa da roupas deles que estampava, sem modéstia as bandeiras do pais, muito mal educadamente eles ignoraram um circulo de pedra, que limitava a aproximação das pessoas ao gêiser, entraram no circulo para tirar uma selfie, e como Deus perdoa mas a natureza nunca, o gêiser explodiu e acabou molhando os idiotas, primeiro foi a água quente, que caiu sobre eles e depois o frio das roupas molhadas numa temperatura de 5 graus.

Ponte
Durante todo trajeto há pontes que transpõem os degelos , então por hora estão sobre a água e no inverno sob o gelo , o piso é feito de ferro no formato de grade para quando o gelo derreter ele possa passar pela ponte sem danifica-la, talvez uma boa ideia para os engenheiros da ciclovia Tim Maia no Rio de Janeiro.

Tempestade
Não há muitas estradas na Islândia , a Main Route circunda a ilha , e as rotas secundarias ligam a estrada principal ao interior onde ficam as fazendas que produzem uma espécie de feno que é colhido e embalado para alimentar os animais na época de inverno, e terminam invariavelmente nos glaciares ou vulcões, imperdível passeio. Numa dessas escapadas chegou uma tempestade do nada e derrubou a temperatura de 25 para 6 graus.

Seljalandsfoss
Seljalandsfoss – como o nome já diz !!! , é uma cachoeira de 60 metros situada ao sul da Islândia, é possível caminhar por traz dela. Parei a moto e fui fazer algumas fotos, nisso o casal de russos, agora já secos depois do banho no gêiser, por coincidência estavam lá, quando voltei para a moto, vi que eles pararam o carro atrás impedindo a minha saída para continuar a viajem, não precisa dizer que fiquei puto, eles deixaram a chave na ignição e a janela aberta , e minha vontade , e só ficou mesmo na vontade foi pegar a chave e jogar na cachoeira, mas retirei o carro e sai, acho que estou evoluindo espiritualmente.

Skogafoss
Divide a região das Hilands da região dos Glaciares.

Skogafoss
A paisagem muda totalmente assim como o clima , si da tempestade que ficou nas hilands e apareceu um sol maravilhoso aumentando a temperatura.

Deserto de Vertum
Rumo leste na região deserta de Vestur a estrada fica bastante estreita e nas pontes permite a passagem de somente um veículo por vez , isso não causou nenhum problema pois rodei uns 200 km sem cruzar com nenhum, segue a Main Route em direção ao principal Glaciar Skaftafel.

19:00 Rumo Hofn
Era 19:00 e eu ainda estava bastante distante do meu destino naquela noite a cidadezinha de Hofn.

Gelo Vencendo o Vulcão
Vatnajokull é o maior glaciar da Islândia e fica situado a sudoeste cobrindo quase 10 % do pais tem 8000 km quadrados e tem espessura de até 1000 metros, o mais interessante é que este glaciar cobre vários vulcões ativos , imagina o vulcão em erupção embaixo do glaciar, isso já aconteceu num passado recente, causou inundação e problemas sísmicos, ao contrario do que alguns pensam, esta é a região mais perigosa da Islândia, superando o vulcão Eyjafjallajokull tão perigos quanto difícil de pronunciar, famoso por fechar aeroportos em toda Europa.

Icebergs Voando
A mudança do clima e as erupções vulcânicas do glaciar Vatnajokull, jogam verdadeiros Icebergs nos rios. 20:00 horas, maquina sem bateria, combustível acabando e faltava 100 km para chegar a Hofn. Já visitei muitos lugares incríveis, mas este realmente mostra o poder da natureza perante ao homem.

Pena que acabou a bateria !

Ultima foto do dia !
Fiquei por ali bastante tempo admirando, esta foi a última foto do dia , ou seria , da noite ?
Como Abastecer
Já era tarde e eu estava quase sem combustível, próximo a Hofn parei para abastecer, e o posto estava fechado, mas a maquina possuía um lugar para inserir o cartão, então tentei meu cartão de crédito, que não funcionou, algum tempo depois para minha sorte, devido ao adiantado da hora, apareceu um fazendeiro para abastecer a sua caminhonete, e tive a oportunidade de perguntar a ele, como funcionava para abastecer , como meu Islandês e o inglês dele, não estavam funcionando naquele dia, foi na mimica mesmo. Para abastecer na Islândia é preciso uma espécie de cartão , como os antigos cartões telefônicos recarregáveis, então você chega no posto recarrega o cartão e depois abastece, com posto fechado e sem o cartão, o Bjorn abasteceu com cartão dele e eu paguei com dinheiro.
B&B
Finalmente cheguei em Hofn em busca de B&B , todo molhado exausto, com fome , pois não havia mais nada aberto naquele horário, minha única alternativa para não dormir no frio de 5 graus, encontrei uma casa com a placa B&B na porta, bati e depois de alguns minutos, apareceu uma senhora que falava um pouco de inglês, e me levou até o meu quarto, que ficava no andar superior, e era na realidade o quarto do casal, eles alugavam o melhor quarto para poder cobrar mais pela estadia, então no verão aquela família dormia numa espécie de quarto de hospedes com seus 3 filhos, e ganhava a hospedagem para completar a renda, coloquei as roupas molhadas encima do aquecedor para secarem tomei um banho quente de banheira que me custou caro no dia seguinte, pois a senhora me disse que não estava incluído no preço, e fui dormir.

Bicicleta uma hora destas
Acordei as 5:00 da manhã apos dormir pouco , mas muito bem , sai rumo nordeste para um dia que seria muito difícil, sem asfalto e subindo do nível do mar até 2000 metros de altitude, para tentar chegar a Akureyri no norte, depois de andar um pouco ainda no ultimo trecho de asfalto encontrei um ciclista, parei para bater umas fotos da paisagem e ele parou para falar comigo, era da Suécia e estava fazendo os 1500 Km de bicicleta, tinha dormido na estrada , naquele frio, então percebi que a minha aventura era difícil , mas imagina a dele.

Foto Fria
O Caminho vai ficando cada vez mais difícil, sem asfalto , frio , vento forte , e neblina que aparece por causa da altitude.

Vento Surpresa
Conforme ia vencendo a altitude de quase a 2000 metros também aumenta o frio e o vento fica absurdamente forte, já enfrentei o vento transversal da Patagônia com seus 70 km por hora , mas aqui, é bem diferente, haviam rajadas de até 90 km por hora, o vento para e de repente e sem saber quando mas num intervalo de 1 a 2 minutos ocorre aquela lufada de vento que é capaz de te derrubar da moto, então você acaba por segurar forte o guidão para quando o vento vier , o resultado são dores musculares terríveis no final do dia.

Muito Frio
Quando há barreiras físicas como a montanha ai atrás na foto o vento e o frio acalmam 60 Km por hora com frio de 5 graus, ainda faltam 400 Km para Akureyry.

A Tv 21 Polegadas
Neste lugar, é muito comum, como nas passagens sobre as pontes, a estrada ser muito estreita, passando somente um carro por vez, mesmo em alguns aclives e curvas. Não tem movimento e é possível pilotar por horas sem cruzar nenhum veículo. Em uma destas curvas , sempre atento a possíveis carros vindo em direção contrária, de repente aparece ela, uma pedra que se desprendeu do morro e resolveu parar bem na estrada de mão única do lado esquerdo, quando vi já estava encima, não dava mais tempo tive que desfazer a manobra de curva, e passei reto, a pedra bateu no descanso do pedal do cambio e eu , fui direto pro barranco , cai devagar , bati principalmente o joelho esquerdo e a cabeça deixando uma marca no capacete. Os mais antigos devem se lembrar , a pedra parecia uma televisão 21 polegadas, daquelas de tubo de imagem, daquelas Telefunken , só que sem antena. Enquanto escrevo isso o joelho vai doendo pra me lembrar dessa queda.

Paralelo 66
A não ser que você vá até a Careia Norte da Rússia, Groelândia ou Norte do Alaska, Akeuryri com 17000 habitantes é um dos lugares mais ao norte do globo que se pode chegar via terrestre fica a 2000 Km do Polo Norte em linha reta , no verão o sol nunca se põem e as temperaturas ficam em torno de 11 graus e no inverno 2 horas de sol com temperaturas de -23 graus.

Lago Azul
Lago Azul é uma estancia mineral termal próxima a Grindavik , tem aguas com temperatura de 45 graus, que como toda termas, dizem que tem propriedades medicinais, ficou com esta cor por causa de algas e sais minerais.

Alemanha 7 X 1 Brasil
Estava meio chateado porque iria perder o jogo do Brasil com a Alemanha na copa do mundo do Brasil, mas não é todo dia que temos a oportunidade de entrar em um vulcão, então troquei o jogo pelo passeio.
O Vulcão Thrihnukagigur foi extinto a 4000 anos, você chega em uma local onde veste uma roupa apropriada principalmente para o frio, anda 1 hora para ir o outra para voltar, em um terreno de magma resfriado pelo tempo, sobe em um carrinho para 6 pessoas, parecido com um andaime de 3m por 1,5 m que entra por um buraco, que mal passa o carrinho, e começa a descer ate 214, metros, é um lugar indescritível. Também indescritível foi quando eu voltei para a estação , lá havia uma televisãozinha a pilha mostrando 7 para Alemanha e 1 para o Brasil, no grupo tinha um casal de alemães, que como eu também não queriam acreditar naquilo, eu aproveitei que naquele momento estava com uma camisa da Holanda, para tentar disfarçar , mas quando eles comentaram comigo a respeito do resultado do jogo em alemão , que é bastante semelhante ao Holandês e eu não respondi, meu disfarce desapareceu, então falei em inglês que era Brasileiro, ai todo mundo tirou sarro de mim , fiquei naquele momento mais famoso que o vulcão.

Carrinho descendo o vulcão 214 Metros

Bye Bye
A Islândia me deixou uma impressão muito boa , é até hoje o lugar mais belo em que já pilotei uma motocicleta, logo vou voltar lá.
