Tour de Moto Pelas Praias da Normandia.
- One World Riding
- 13 de nov. de 2016
- 3 min de leitura

Saí de Londres pilotando uma BMW 1200 RT, rumo ao sul até Portsmouth, cidade portuária de 700 mil habitantes, que abriga uma importante base naval da Marinha Real Britânica, e também o National Museum of The Royal Navy.
O principal motivo da importância daquela cidade, se deve ao fato de ter sido o porto de onde, em 6 de Junho de 1944, partiram os navios para invasão da Europa pelos aliados , na operação Overlord , no conhecido dia D.
Parti as 5:00 da manhã rumo a cidade de Le Havre, na França, havia uma neblina bastante densa que dificultava a visão, conforme fui me aproximando do porto, ficou visível o tamanho da empreitada daqueles soldados , que nunca tinham visto a costa da Normandia, deve ter sido mais assustador ainda, ao se deparar como a muralha do Atlântico , que mesmo desconsiderando os postos fortificados dos alemães, que haviam naquela época.
Com falésias de até 100 m, apresentam uma barreira física, praticamente intransponível por si só.
Desembarquei do ferry e sai rumo a oeste atravessando a fantástica ponte de La Normandie , sobre o Rio Sena, quatro pistas a mais de 200 metros de altura.
Muitos europeus, principalmente da França tem suas casas de veraneio na costa da Normandia, o que a torna um lugar bastante povoado, e dificulta a pilotagem de uma moto com refrigeração a ar, a RT não gosta de sair da estrada e andar na cidade com muito trânsito, mesmo assim cumpri meu objetivo de percorrer todas as praias onde ocorreram os desembarques, e visitar os cemitérios de guerra , museus , e memoriais, que são muito interessantes, principalmente para quem adora a historia da segunda guerra mundial.
Caen, é uma cidade de 100.000 habitantes, muito importante do ponto de vista histórico, pois, sendo tomada, pelos aliados, tornou-se uma cabeça de ponte fora do litoral, e serviu como base para conseguir invadir a Europa, por isso ela foi praticamente destruída, nas batalhas entre os Aliados e os Nazistas.
Retornando ao litoral o trajeto incluiu, as praias de Sword e Gold, sob responsabilidade dos Ingleses, Juno dos Canadenses , Omaha e Utah ,sob Responsabilidade dos Americanos.
Próximo a Omaha está situado o Cemitério e Memorial Americano da Normandia, o único fora dos Estados Unidos, que tem a concessão perpétua da França para que possa existir ali em território Frances, tem 70 hectares e quase 10.000 tumbas, sinalizadas por cruzes brancas, totalmente alinhadas, onde em cada uma delas, está entalhado o nome , local, data de nascimento , falecimento, companhia e região , dos soldados mortos no desembarque , é realmente impressionante.
Omaha é o nome código de um dos cinco setores de desembarque dos aliados , é a maior praia com 8 km de extensão.
Deveria ser tomada para proporcionar a união entre as forças ofensivas Britânicas a leste e Canadenses a Oeste, então 12000 homens dos quais 6000 não tinham experiência em combate , confrontaram a muralha do atlântico e suas fortificações proporcionando desvantagem Bélica de quatro para um.
Ha vários museus exibindo as peças de artilharia , veículos , armas que foram recolhidos nas praias posteriormente.
Além da barreira física imposta pela muralha do atlântico, que se estende da Espanha, passando por Bélgica e França chegando até a Noruega, as defesas alemães possuíam vários bunkers com canhões e metralhadoras, interligados por subterrâneos e valas antitanques, 5.000.000 minas , na água, nas praias e nas falésias, mesmo com todo este aparato impressionante, não conseguiram impedir a invasão de Omaha a custa de 10.000 soldados.
Todos os escombros das barreiras de defesa, foram recolhidos e, muitos deles, estão expostos nos museus próximos.
A praia, abriga um memorial com as bandeiras das nações responsáveis, pela tomada de Omaha.
Com 42.000 habitantes Cherbourg, fica ao norte da península de Cotenin, e sempre foi muito disputada por sua importância geográfica e logística.
Abriga o porto de onde voltei para a Inglaterra, muito feliz e impressionado com aquela visita a uma das regiões mais importantes na historia da segunda guerra mundial.
Saiba mais em http://www.oneworldriding.com/normandia
Comments