Tour de Moto pelo México II Terra dos Furacões 3276 Km
- One World Riding
- 20 de mai. de 2017
- 13 min de leitura
O Furacão Earl nos Atinge na divisa do Belize com o México

Todos os carros que encontrávamos estavam indo em direção contrária e invariavelmente davam sinal de luz , como dizendo , “tá indo aonde louco ?’’, e assim foi pelas próximas duas horas, quando chegamos no Atlântico em Belize City, e viramos a esquerda, eu já me dava por vitorioso, e falava pra Cris , “conseguimos “, alguns quilômetros mais a frente , começou a chuva torrencial, depois , sol escaldante , depois chuva quente , igual de chuveiro morno , ai vento forte, e nos lá , eu com os olhos pregados na estrada e de vez em quando a Cris dizia , vi mais um cara fechando as janelas e portas da casa com madeira , e depois , vi um cara tirando uma antena do telhado , em teoria já devíamos estar bem longe mas aquela visão era realmente assustadora , somada com a chuva quente que vinha de baixo pra cima, e os ventos que empurravam a moto e depois paravam sem permitir saber quando chegariam novamente. 15:00 hs, 16:00 hs , 17:00 , daquele jeito, quando uma barreira da policia nos parou e disse que não poderíamos mais seguir , ai argumentamos que não tínhamos onde nos abrigar e faltava apenas 50 Km para o México, o guarda nos permitiu a passagem desde que prometêssemos que iriamos dormir em Chetumal , quem iria contrariar aquela ordem?
Chegamos na Aduana o procedimento foi fácil , mas bloquearam U$ 400,00 no cartão de credito, para permitir a permanência da moto por 6 meses no México, e mais uma taxa de U$ 40,00 por pessoa. Pagamos rápido e fomos procurar um hotel em Chetumal , adivinha ? Tudo lotado ! mas as pessoas dos hotéis auxiliam umas as outras para localizar vagas sabendo da chegada do furacão, perguntei ao atendente se tinha vaga no sub solo pensando na segurança da moto , ele disse “ senhor para a segurança a moto deve ficar na rua pois o sub solo, vai ficar alagado” ! Não entendo nada de furacão mesmo! Os hotéis iam fechar a portaria as 19:00 , os elevadores ficam desligados , bem como , a luz , e o gás, não há serviço de quarto, ou seja é subir e esperar a tormenta passar ! se falar pros engenheiros da BMW eles não acreditariam mas os baús da moto estavam pela metade de água, todas as nossas roupas também , inclusive dentro das botas “impermeáveis “. O resto da noite foi janela batendo e alarme de carro disparando, estávamos tão cansados que nem deu pra ver muito do evento climático único para nós brasileiros, dizem que no México tem furacão , no chile tem terremoto, no Japão tem tsunami, e no Brasil tem politico corrupto , porque eles escolheram primeiro.
380 km até Cancun
A escolha de Cancun não era um mero desejo de ver as praias do caribe , para nós era um importante ponto de logística para armazenagem , e retorno para casa , pois tem voos diretos todos os sábados e voos diários para Congonhas , com escala em Panamá ou Colômbia e ainda Chile, tornando a logística mais simples e barata.
Agora era necessário Lavar a moto, tirar o combustível , tirar a bateria, encontrar um lugar para deixar a moto, o meu plano era fazer tudo na concessionaria da BMW , encontrar um lugar para deixar a moto , e se não foce na concessionaria poderia ser um hotel ou Self Storage, na realidade o que aconteceu foi totalmente diferente , para nossa sorte, andamos por tudo e nem sequer conseguimos localizar a concessionaria, então paramos em um lava jato para lavar a moto, no caminho encontramos um Self Storage, e por fim da moto cuidei eu mesmo, guardamos a moto limpa e impecável e fomos para o hotel esperar o voo que foi remarcado para o dia seguinte.
6 Meses depois voltei para buscar a moto e seguir rumo norte até Toronto.
Cometi um erro gravíssimo que acabou por me custar a perda de dois trechos aéreos , a experiência em montar viagens me traiu confirmando a máxima que determina quem não sabe nadar dificilmente se afoga.
Quando preenchi a planilha de viajem com as passagens já compradas exclui uma linha e não conferi até o dia que estava indo para o aeroporto em Brasília para pegar o avião , onde percebi que havia perdido os voos , por um dia ! Desanimo e ansiedade, pois já havia chegado em Brasília , o jeito era remarcar a passagem o mais breve possível , ai entrei em contato com a companhia aérea para poder encontrar outro voo , encontrei , e paguei caríssimo pela alteração da passagem , creio que é onde as companhias aéreas realmente lucram , no erro das outras pessoas , que ficam sem nenhuma alternativa, mas o pior ainda estava por vir , remarcado para o outro dia somando o terceiro dia de atraso , fui até o aeroporto para pegar o avião e quando cheguei lá fui informado de que não havia passagem em meu nome apesar de ter recebido a confirmação no meu e-mail , Inacreditável , como é possível ? Todos já compraram passagens aéreas sabem que a confirmação chega no e-mail após a confirmação do cartão de Crédito, , no meu caso foi diferente , então mais uma vez fiquei sem embarcar.
Totalmente desanimado fui para casa de um amigo com o intuito de desistir da viagem, ele enquanto eu me lamentava entrou na internet e começou a pesquisar outras alternativas que me levassem até Cancun onde havia deixado a moto na viagem anterior , encontrou um voo de madrugada que saia de Brasília para Manaus de Manaus para Miami e de Miami para Cancun em 24 Horas , e comprou a passagem , e disse “agora você tem que ir “ , meu sorriso votou pra face na hora , a final se desse tudo certo desta vez eu embarcaria em poucas horas , desta vez deu certo.
Cheguei em Cancun as 8:50 da manhã após uma noite de sono horrível , ou melhor , sem uma noite de sono , então fui até a Self Storage onde a moto estava acondicionada já a 5 meses. Muitos me perguntaram se era seguro, deixa-la tão longe de casa , e se eu não tinha medo que a moto sumisse , e se tivesse algum dano ao armazém etc. Sempre fiquei apreensivo quanto a estas questões , no entanto estava prestes a descobrir , chegando lá com minha própria chave fui até o contêiner 43-B e estava tudo exatamente como deixei , a moto , os equipamentos etc.

Para poder deixa-la por um período sem utilização o procedimento que utilizei foi tirar a Bateria , esgotar completamente o tanque de combustível, e agora era necessário reverter o processo , abastecer , conferir calibragem de pneus, água , óleo , fluidos de freio estado da bateria , carregar a moto , estava tudo perfeito , a moto ligou perfeitamente , os sensores informavam que tudo estava correto , então fui tomar um banho para poder iniciar a viagem de 6000 km até Toronto no Canada.
Quando retornei a moto acendeu uma luz de bateria e a moto simplesmente se apagou sozinha , poderia ser descarga da bateria por ter ficado sem uso por muito tempo , então chamei um Taxi , para poder passar a carga para a moto e liga-la , novamente , e segui viagem rumo a Chichen Itza, que fica a aproximados , 250 Km de Cancun, depois de ter rodado por 40 Km , a moto começou a dar novos sinais de problemas na bateria , depois nas luzes , apagou o painel , mal e mal consegui chegar a um antigo posto de fiscalização sanitária , que agora era utilizado como uma espécie de centro de informações turísticas, lá estava eu num calor de 40 graus , mas pelo menos a sombra , quando chegou uma viatura da policia , para me perguntar “que Passa ? “
É comum em rodovias pedagiadas , existirem guinchos e carros de apoio para auxiliar, a final para isso servem os pedágios, então perguntei ao oficial se havia como solicitar auxilio ? ele me disse que por se tratar de alta temporada era praticamente impossível encontrar Guinchos, ou “gruas “ , em espanhol para poder me socorrer , mas ele conhecia alguns “amigos” , que poderiam me ajudar caso tivesse disponibilidade para pagar a eles alguma contribuição, entendi o recado e pedi que ele chamasse ajuda , com o intuito de levar a moto até a concessionária BMW de Merida , a 250 Km adiante de onde eu estava , mas sendo a segunda maior cidade do México , possivelmente teria melhor auxilio e estrutura do que a concessionária de Cancun , ele fez algumas ligações e encontrou um “amigo “que faria o trabalho , bem baratinho , em relação aos outros guinchos , “caros “ e “difíceis de encontrar “, então tive que aceitar a oferta.

Aguardei ali por quase duas horas até que apareceu o meu socorro , no carro estava escrito “Angeles Verdes “a Servicio de la Secretaria de Turismo , servicio , gratuito, atencion al turista fone 078, com dois caras dentro o Manuel e o Miguel .
Fiquei pasmo mas eles estavam cobrando pelo serviço gratuito e no meu caso 4000 pesos , ou seja 200 dólares , era pegar ou largar , e eu não estava em posição para negociar , então embarcamos a moto na caçamba amarramos cum uma corda que nylon toda comida , e saímos eu e o Miguel na cabine de uma Ford Ranger , imunda e cheia de peças de outros carros, enquanto o Manoel , foi na caçamba mesmo junto com a moto.
Giroflex ligado , e velocidade máxima adiante, apesar de não saber qual era, porque o velocímetro estava quebrado, era um monte de luz acendendo no painel , o Miguel dirigia atendendo telefone e respondendo whatsapp no celular , não tinha cinto de segurança , realmente um perigo, de repente ele diminuiu a marcha , para ouvir um barulho que vinha do diferencial da Ranger, ai paramos para completar o óleo de diferencial , ele me dizia
“calma Ricardo , me voy a poner mas grassa que esta bajando para seguir viagen “.

Depois de meia hora seguimos até ele parar novamente para socorrer um Jeep que não dava partida , ai ele desceu com uma marreta deitou embaixo do Jepp e batia na caixa de cambio emquanto pedia para o motorista tentar ligar o carro , “não se por que não ligou ? “então continuamos viajem depois de mais meia hora parado, até que a caminhonete simplesmente apagou no meio da pista , apagou literalmente , ai paramos pela terceira vez . desta vez parecia grave , nunca tinha visto isso.
Descemos , já era noite , apesar de ser somente 5 horas da tarde, para tentar consertar , ele já desceu com a marreta na mão , e eu já perdi a esperança de chegar a concessionaria naquele dia , a final era inimaginável depois de tudo que tinha ocorrido , ser rebocado por um reboque rebocando minha moto.
Algumas batidas depois , ele fez a Ranger funcionar e entrou na caminhonete dizendo.
Jo soy profissional “ descansando a marreta no meio dos bancos.
7:00 em ponto chegamos a concessionária da BMW em Mérida , descarregamos a moto , paguei os 200 dólares , do serviço que era para ser gratuito.
52 horas sem comer ou dormir , somado a todo este perrengue fica pra minha historia como um dos dias mais “divertidos “ e inacreditáveis entre todas as viagens.
Acordei cedo e fui até a agencia para ver o que havia ocorrido com a minha moto ,


Durante o procedimento de recolocação da bateria inverti os polos e a moto então começou a buzinar , como se estivesse reclamando daquela ação e me avisando de aquilo iria dar merda , e deu , apos passar o scaner foi verificado que havia queimado um fusível grande que fica embaixo do compartimento do banco , este fusível era responsável por permitir que a informação do gerador de energia , popularmente conhecido como alternador , recarregasse a bateria , então como a informação não chegava a bateria descarregava totalmente impedindo o funcionamento das válvulas injetoras e por consequência a parada da moto. Para minha sorte , existia um fusível destes na concessionaria da BMW revendedora de automóveis, problema resolvido , aproveitamos para trocar o óleo e filtro que estava parado no motor a praticamente 6 meses , 14:00 calor de 40 graus e sai rumo sudoeste para as ruinas de Uxmal distante a 80 Km dali.

Uxmal é considerada uma das mais importantes ruinas arqueológicas Maias , a pirâmide de Magican com sua arquitetura bem preservada e finamente adornada , permite o acesso dos turistas , diferentemente de Chichen Itza, muito mais famosa e visitada, suas ruas com calcamento , na antiguidade, ligavam outras cidades Maias como Tikal na Guatemala e Xunantunix no Belize , era a cidade mais poderosa da península de Yucatan , e possivelmente habitada por 15.000 pessoas.

Sai dali no final da tarde , rumo a Ciudad Del Carmem , mas logo escureceu afinal em inverno pleno o sol se põem aproximadamente as 17:30 hora , então resolvi dormir em Champoton depois de ter andado apenas 350 Km naquele dia , e considerando que estava com alguns dias de atraso por causa dos problemas na moto e perdas de avião,

somente no dia seguinte dava pra ver o quanto a MX 180 é linda , com o belíssimo golfo do México na esquerda e as planícies alagadas na direita, cruzei varias áreas de preservação ambiental como o Pântano de Centla , e Manzanillal,

o único incovniente foi pilotar em estrada com pouco acostamento cheia de quebra-molas , ou “Tumulos”, para os mexicanos , e bastante desuniforme , talvez por ter sido construída literalmente encima de um pântano , não erra raro ver carros batidos nos acostamentos , assim foi por mais uns 200 km, até que a pista fica dupla , mas ai começava o pesadelo dos pedágios , o Mexico é sem duvida nenhuma o lugar com mais pedágios dos quais eu já pilotei , quem anda de moto sabe quanto é chato pagar pedágio andando de moto , por causa das luvas bolsos , moedas , realmente estressante, como recompensa as estradas em pista dupla , concretadas e em perfeito estado de conservação auxiliaram no bom desenvolvimento da viagem , e quande dei por mim jé estava em Orizaba , que seria meu destino final naquele dia , mas como ainda eram 15:00 hs , decidi então chegar até Puebla completando 950 Km naquele dia, e recuperando um dia em relação ao meu atraso.

Puebla, ou Herolca Puebla de Zaragoza , tem 2 milhões de habitantes , foi fundada pelos espanhóis em 1531, fica no planalto a 2125 metros é cercada por vulcões Malintzil , Popocatepetl e Iztaccihuatl , é a quarta maior cidade do México, a Praça Zocalo e a Catedral de Puebla, Fuerte de Loreto, Museu da Revolução, Teleferico são os pontos altos da visitaa cidade.

Desde que entrei no México era inevitável a comparação entre aquele pais e o Brasil , pelo tamanho , datas de descobrimento , sistema politico , agricultura , serem muito parecidos , e dai a comparação , no entanto somente a Cidade do México e Puebla tem mais museus e vida cultural do que todo o Brasil somado.

No dia seguinte tinha que encarar os 150 Km até a Cidade do México, apesar da rodovia totalmente em reformas mas em boa parte duplicada, chegar até o centro da cidade não era uma tarefa fácil devido ao trafego ,

de ônibus carros e motos, pois abriga 9 milhões de habitantes, e mais 11 milhões na zona metropolitana, é a capital dos 32 estados que formam o pais , e também a mais populosa da América do Norte e a terceira maior do mundo atrás somente de Tóquio e Seul, era a capital dos Astecas chamada antigamente de Tenochitlan totalmente destruída pelos espanhóis em 1524.

Fui diretamente ao centro da cidade , Plaza de Armas , sendo preparada para as festas de Natal e Ano Novo, no saguão do hotel , logo fiquei sabendo a respeito da grande final de Liga Mexicana de Futebol , entre o América do México , daquela cidade e o Tigres , da cidade de Monterrey , no Norte do Pais , o América havia sofrido a derrota recente no mundial interclubes perdendo a semifinal , para o Kashima Antlers do Japão , vexame maior somente o do Internacional perante o Mazembe , o jogo seria dali a 4 horas no histórico Estádio Asteca templo da final da copa de 1970 entre Brasil e Itália , não tinha como não ir , mesmo muito preocupado com a segurança e sem ingresso, peguei o metro até a final da linha 2 Tasquenha e depois o trem até o estádio.

Apesar de lotado tudo correu bem, e logo esta na arquibancada do lendário estádio. Foi construído em 1962 , é o quarto maior do mundo atrás de Reungrado na Coreia do Norte, Cricket Ground , Melbourne , Camp Nou na Espanha , abriga facilmente 87000 pessoas , e neste dia estavam quase todos lá , somente este e o Maracanã no Brasil, abrigaram duas finais de campeonato mundial, em 1970 e 1986, parece pouco, tirando o fato de em 1970 ter jogado ali a melhor seleção de futebol de todos os tempos , onde Pelé foi considerado Rei do Futebol , vencendo a seleção da Itália por 4 x 1 e a segunda final entre a Inglaterra e Argentina na quartas de final de 1986 onde Maradona no final da partida disse “Lo marqué un poco con la cabeza y un poco con la mano de Dios” , vencendo e eliminando a Inglaterra por 2 X 1 e depois a final contra a Alemanha por 3 X 2 .
Neste dia América perdendo um pênalti que calou o estádio, contra o Tigres empataram por 1 X 1 sagrando o time do Tigres campeão em uma final não tão emocionante quanto é digna a historia deste estádio.

As 5:00 da manha acordar para tentar chegar até Monterrey no norte do pais considerando que a partir dai os fatores climáticos como frio , chuva, Neve passariam a dominar a viagem , então era acordar cedo para tentar chegar o mais longe possível em menor espaço de tempo , porque a qualquer momento alguma condição
climática certamente impediria a continuidade da viajem. Sai do hotel e logo estava menos 5 graus contra a previsão de tempo que marcava mais então a rotina era parar para colocar mais roupa de frio a cada tempo , e já ir descobrindo onde haviam falhas na armadura, para ir corrigindo os lugares onde entram ar e por consequência frio,

Escrevo sobre roupas de frio na aba Equipamentos / Roupas de Frio , com menos 16 graus , não tenho como saber qual a sensação térmica enfrentada andando de moto, então a roupa funcionou.

Apesar do frio extremo , a México 54 Norte , me pareceu a melhor opção , cruza regiões desérticas e com moderado movimento em estrada de poucas curvas de alta e bastante trechos duplicados, o desafio maior como já disse , era o frio , apesar de estar um solzinho que servia mais para dar dor de cabeça do que para aquecer efetivamente.
Logo observei filas nos postos de gasolina , minha experiência diz , quando ver fila em um posto pare e abasteça, parece estranho mas já tive varias experiências com isso , e é bom seguir meu conselho , desta vez não foi diferente , devido ao final do ano , historicamente o governo do México presenteia seus cidadão com um aumento no inicio do ano , uma espécie de presente de natal , então os postos estavam escondendo o combustível para poder vender com ágio no inicio do próximo ano, dai era parar e abastecer até garantir autonomia suficiente para chegar em Monterrey em segurança e com combustível.

Por volta de 16:00 estava quase chegando em Monterrey então decidi tentar chegar até Laredo , divisa de México com EUA completando naquele dia 1160 Km de pilotagem , e de quebra atravessei a fronteira do México para dormir , em solo Americano , mais seguro que a fronteira do México, famosa pelo tráfico de drogas e migração ilegal , minha ceia de Natal foi comprada em posto de gasolina 2 Nodles , um sanduiche , uma coca e claro algumas cervejas.


Missão cumprida 2726 Km de Cancun a Laredo.

Agora cruzar os EUA e seguir até Toronto em Inverno Pleno, com temperaturas certamente menores que 10 Graus célsius.
Continua em EUA de Sul a Note
Comments