top of page

Tour de Moto Pela Polonia - A Historia da Segunda Grande Guerra . Auchvitz - Birkenau - Treblinca !

  • One World Riding
  • 2 de abr. de 2017
  • 4 min de leitura

Polônia - Bela Rica e Cobiçada

Saímos de Praga muito cedo, pois teríamos um dia cheio, com visita ao campo de concentração de Auschwitz – Birkenau e a Fabrica de Oscar Schindler.

Pilotar na Polônia , me fez entender a real motivação dos povos, ao longo do tempo em conquistar aquela região importantíssima, entre a antiga União Soviética e a Moderna Alemanha, passamos por incontáveis campos de produção agrícola , com terra fértil, plana e muita rica, é o único país que não entrou em recessão em 2008 e tem potencial para ser o maior produtor de alimentos da União Europeia.

Auchvitz - “Arbeit macht frei” – “O Trabalho Liberta “

500 Km desde Praga , até chegar ao icônico Campo de concentração de Auschwitz, o maior símbolo do holocausto, a partir de 1940, foi o maior de concentração nazista circundado por um imenso complexo de outros 45 campos de trabalho e extermínio, construído para abrigar o numero crescente de Judeus e outros povos não arianos. Os primeiros prisioneiros vieram de Sachenshausen , próximo a Berlin , e funcionou como campo de prisioneiros políticos e desenvolvimento de técnicas de extermínio , por fuzilamento , e câmara de gas entre outras. Impressionante a sala onde ficaram expostos , pertences dos judeus deportados , uma coleção incontável de Sapatos , Malas , Escovas de Dentes , e até cabelo humano usado para confecção de escovas pinceis e outros utensílios ,comfesso que sai daquele lugar bastante deprimido.

Pessoas moram nas dependências de Auschwitz

Hoje o campo de concentração, por incrível que pareça, abriga além da parte histórica , que tem visitas guiadas , residências nas dependências do antigo campo, então perguntei a um polaco que morava lá , como era possível e o que sentiam morando tão próximo a um local com uma historia tão terrível, a resposta foi “Meus pais moravam aqui naquela época , e foram expulsos de casa , muitos morreram , mas depois que a guerra acabou somente retomamos nossas vidas , quanto ao lugar em si, é como morar em um lugar sagrado, onde habitam para sempre nossos entes queridos e familiares.

Industria da Morte - Birkenau

“Os aviões passavam sobre nossas cabeças em direção ao inimigo , mas nunca entendemos por que, eles não bombardeavam as câmaras de gás “

A foto reflete a maquina de extermínio montada pelos nazista na segunda guerra mundial, com o intuito de exterminar da face da terra uma raça inteira, o lugar é terrível de ver nos dias de hoje e muito mais terrível é imaginar como era naquela época , ainda existe ali toda a estrutura que funcionava como uma “indústria do mal “, o trem chegava , era identificado no portão, e seguia para uma plataforma de desembarque , mulheres , crianças , e velhos , eram separados para morrer imediatamente nas câmaras de gás , e os homens que podiam trabalhar eram levados aos alojamentos e depois ao trabalho, os bens das famílias eram separados numa área denominada Canada , porque era o lugar mais rico do campo , tudo ainda está lá , deveria ter sido destruído juntamente com os outros campos no final da guerra, mas por decisão da comunidade polaca sobrevivente, ficou como estava e hoje recebe a visita de milhares de pessoas.

Vagão de transporte de Judeus

Colocar uma pedra encima do tumulo, significa que o mesmo não será esquecido, e que o tumulo esta sendo visitado , cuidado , é um sinal de respeito e consternação, para com o falecido, o costume remonta aos tempos bíblicos quando a tumba era por si só, um monte de pedras, “Do pó viste ao pó retornas “, nos vagões que ainda estão em exposição em Birkenau existem varia pedrinhas colocadas cuidadosamente encima das superfícies , são tantas que não dá pra colocar mais nenhuma , o vagão foi a tumba simbólica de um numero incontável de judeus.

Fabrika de Oskar Schindler - A Lista de Shindler

Final da tarde saímos para mais 200 Km rumo a Warsovia , ou Warszawa, em polonês, chegamos a “Fabrika “ ,local eternizado no filme “A Lista de Schindler “, que conta a historia de Oskar Schindler um industrial alemão nazista que salvou 1200 judeus do holocausto, empregando os, em sua fabrica de utensílios domésticos e munições, a historia real se confunde entre o interesse por mão de obra barata e extremo amos a humanidade, Schindler recebeu a designação de “Justos entre as nações” pelo governo de Israel em 1963, e morreu a 9 de Outubro de 1974.

Rumo A Warszawa - Warsovia

Mais 200 Km de estrada de Auschwitz até Warszawa.

Warsóvia

É a capital e maior cidade da Polônia , as margens do belo rio Vistula tem 1.600.000 habitantes, visitamos o museu de arte moderna, Museu de Varsóvia , e como ninguém é de ferro tomar umas cervejas , em Old Town,

Krakovia

Tem 800 mil habitantes, foi capital do pais em tempos remotos , Imperdível por do sol na praça Rynek Glowny, uma das mais antigas praças medievais , rodeados por prédios históricos e igrejas, como a Basilica de Santa Maria. Linda cidade.

Treblinka

Ao contrario de outros campos de concentração, Treblinka foi totalmente destruído, apos a guerra , restando no lugar apenas um pequeno museu e vários monumentos erguidos, sinalizando ao turista onde ficavam os prédios , daquele local usado como campo de extermínio, impressionante ver os restos do antigo crematório , que vitrificou o chão, devido ao calor extremo dos fornos.

"The Nazi's Failed I'm Here "Salomon Blank

no museu existe o livro de registro onde li uma fraze muito marcante deixada por um judeu visitante de 2013 que se chama Salomon Blank “ The Nazi's Failed I’m Here “ , em livre tradução, os nazistas falharam , eu estou aqui, me deixou muito impressionado , com a força e o brio daquele povo , sempre tive admiração, desde minha visita a Israel em 2002.

De moto é fácil quer ver pedalando isso !

Chegamos bem cedo o local ainda não estava aberto e fomos os primeiros a visitar o lugar , na saída encontramos um casal de holandeses, que estavam fazendo o mesmo trajeto que o nosso, só que de bicicleta , serviu para , diminuir meu orgulho a respeito da nossa aventura. 8500 Km de Bicicleta.


 
 
 

Commenti


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Siga
  • Grey Instagram Icon
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square

© 2016 oneworldriding

bottom of page